AgendaBaixada FluminenseDestaqueQueimados

Casa da Utopia inaugura nova sede em Queimados

A partir desta sexta-feira (6), os moradores de Queimados, na Baixada Fluminense, terão um motivo a mais para celebrar. A Casa da Utopia, um espaço inovador repleto de atividades educativas, sociais e culturais, será inaugurada no bairro Vila do Tinguá, marcando uma parceria entre o Instituto Casa da Utopia de Niterói e o Projeto Professor Fábio Castelano. A missão dessa nova sede é se tornar uma ‘incubadora de projetos’ e um local de acolhimento e afeto para a promoção dos direitos humanos na cidade.

Localizada na Rua Heloísa, 240 – Vila do Tinguá em Queimados, a Casa da Utopia oferecerá uma ampla gama de serviços gratuitos à comunidade. Além de uma Biblioteca Popular, o espaço proporcionará reforço escolar, aulas de karatê para crianças, dança, música, produção cultural, ações solidárias, feiras de empreendedorismo e festivais de cinema.

A noite de inauguração será marcada por apresentações de artistas locais, que prometem enriquecer o evento com suas performances. O grupo de black music Crioula, o MC e produtor musical Gordão Bxd e o poeta João G. Junior estarão entre os artistas que subirão ao palco.

Para o professor Felipp Castelano, o principal objetivo da Casa da Utopia é oferecer oportunidades e visibilidade a pessoas que buscam aplicar e desenvolver ideias consideradas “utópicas”, mas que têm um grande potencial de inovação, criatividade e transformação social para os habitantes de Queimados.

“Nosso desejo é manter esta casa aberta a todos aqueles que lutam pela promoção da justiça, transformação e igualdade social em suas diversas formas, como os movimentos antirracistas, LGBTQI+, feminista, das periferias, entre outras minorias. A Casa da Utopia vem transformando a realidade de Niterói desde 2019 e, por isso, fizemos contato para trazer o projeto para Queimados e multiplicar essa ideia de mudança de paradigmas aqui na Baixada Fluminense também”, afirma Castelano.

Além das atividades já mencionadas, a Casa da Utopia também será palco de discussões sobre pautas socioculturais, com mesas e rodas de conversas sobre antirracismo, debates sobre feminismo, violências de gênero e LGBTQIA+fobias, cine debates com exibições de produções da Baixada Fluminense e outras atividades que contribuirão para o desenvolvimento educacional, social e cultural no município de Queimados.

Projeto Professor Fábio Castelano: Educação e Transformação

Há seis anos atuante, o Projeto Professor Fábio Castelano coleciona diversas ações educativas voltadas para a comunidade. A Geladeira Literária, que oferece livros gratuitamente em locais públicos dentro de uma geladeira grafitada, escambo literário, cinema e saraus de poesia em praça pública, além do pré-vestibular social, são algumas das iniciativas que têm impactado positivamente a vida dos moradores de Queimados.

Ingrid de Matos Ferreira, moradora do bairro São Jorge, é um exemplo da transformação que o projeto proporciona. Após frequentar as aulas do pré-vestibular social, ela conseguiu realizar seu sonho de ingressar na universidade e hoje é parte integrante do projeto como professora, contribuindo para a formação de outros jovens.

O educador e idealizador do projeto, Felipp Castelano, destaca o amor pela cidade de Queimados como uma motivação para suas ações. O maior desafio, segundo ele, é a falta de apoio institucional, sendo o projeto dependente de doações e patrocinadores engajados na causa.

“Nós crescemos na Baixada Fluminense e somos inconformados com essa realidade de ‘cidade-dormitório’. Sabemos que temos potencial para ser muito mais. Por isso, lutamos pela literatura, pelo teatro, pela música e pela arte de maneira geral. Todos merecem ter acesso a esse universo transformador”, conclui Castelano.

A inauguração da Casa da Utopia representa um marco significativo para Queimados, oferecendo um espaço para o desenvolvimento cultural, educacional e social da comunidade. O futuro promissor que esse projeto traz à cidade é uma perspectiva de mudança e crescimento para todos.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa