Notícias

Casa do Índio está abandonada pelos órgãos públicos

A Casa do Índio se encontra abandonada pelo município do Rio de Janeiro e pela Funai, os indígenas que residem na casa estão desamparados pelos órgãos públicos.

Na quinta-feira (01), foi aberta uma Ação Civil Pública (ACP) contra a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Município do Rio de Janeiro pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Ministério Público Federal (MPF).

A Casa do Índio fica localizada na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, e seu abandono pelos órgãos se trata de uma violação dos direitos humanos.

A Ação Civil Pública pede o restabelecimento dos pagamentos efetuados à organização, disponibilizando recursos para a manutenção das despesas mensais e administrativas, como luz, água, alimentação, e implantação de moradia inclusiva, a Casa do índio atualmente possui sete moradores. Além de incluir a Casa do Índio ao Sesai (Sistema da Secretaria Especial de Saúde Indígena), para garantir o atendimento e a saúde dos indígenas residentes, deve ser nomeado um administrador permanente.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa