CEAM Japeri completa um mês de funcionamento

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Japeri completa um mês de funcionamento com quase 80 atendimentos.

Inaugurado em 5 de março, o CEAM Japeri espaço oferece gratuitamente atendimento social, psicológico e jurídico a vítimas de violência doméstica.

A cada dia que passa, as japerienses estão mais cientes de que têm a quem recorrer em caso de violência doméstica. Inaugurado há pouco mais de um mês, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), no bairro Engenheiro Pedreira, vem consolidando um grande projeto em prol das mulheres em situação de vulnerabilidade social: desde que abriu as portas, o órgão – fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado – já atendeu e acolheu 77 vítimas.

O CEAM chegou para evitar que mais mulheres sofram violência doméstica, como Rosana Louzada (38). Vítima de agressões de seu então companheiro anos atrás, ela conta que não teve assistência do poder público e, por isso, criou o projeto “Nunca Mais”. “Todas as mulheres são livres, elas precisam saber. E não é preciso viver dentro de um relacionamento abusivo por conta de um amor que não existe. Eu sou a prova viva que sobrevivi à violência doméstica e, por isso, acredito que mais mulheres possam superar essa situação”, destacou a moradora do bairro Marabá, em Japeri.

O órgão também é ativo em assistir a população mais carente: para amenizar a escassez de alimentos agravada pela crise causada pelo novo coronavírus, uma ação realizada no fim de março distribuiu cerca de 50 cestas básicas a usuárias do espaço. A iniciativa aconteceu graças a uma parceria entre a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, e contou com a participação de agentes da patrulha Maria da Penha.

Parceria:

Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

___________

Laura Machado

Laura Machado graduanda em jornalismo pela UERJ e colaboradora da ComCausa.

 

Avatar

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.