Baixada FluminenseDuque de Caxias

Cerca de 100 aves foram resgatadas em operação em Duque

Cerca de 100 aves, das espécies Xanxão e Tiziu, foram resgatadas em uma operação conjunta realizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação envolveu a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil e foi desencadeada a partir de informações obtidas por meio de análises de inteligência da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da PRF.

As aves, que estavam presas em gaiolas e mais de 30 caixas de leite adaptadas para o transporte, aparentemente estavam em estado de apreensão, indicando que haviam sido capturadas recentemente. Alguns dos animais apresentaram lesões, decorrentes da superlotação nas gaiolas, uma vez que vários machos foram suspensos juntos em um único compartimento.

Um indivíduo presente na residência onde os pássaros foram encontrados foi levado à DPMA para prestar esclarecimentos, sendo posteriormente liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) obrigando-se a comparecer perante a justiça.

As aves resgatadas foram encaminhadas para análise pericial e, em seguida, direcionadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, com o propósito de receber tratamento e reabilitação, promovendo o retorno dessas aves à vida selvagem.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.