Cisbaf lança plataforma digital com cursos gratuitos

Tendo como finalidade de manter a qualificação da assistência e a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na rede pública da Baixada Fluminense, respeitando o distanciamento social, o Cisbaf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, através do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP/CISBAF), lançou nesta quinta-feira (20/08) uma plataforma on-line com cursos gratuitos. A iniciativa, pioneira no estado, poderá beneficiar mais de mil profissionais da atenção básica.

‘Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica’ é o primeiro curso disponibilizado, voltado para técnicos de enfermagem. Composto por oito aulas, a programação vai abordar temas diversos, tais como: Sinais Vitais, Aferição Correta da Pressão Arterial, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Insulinização. Os participantes que atingirem as exigências mínimas serão certificados pelo consórcio.

“Essa iniciativa é mais um serviço que o consórcio está ofertando, sem ônus, aos municípios consorciados que poderão fortalecer a qualificação, manter a atualização e a educação permanente dos profissionais que trabalham na ponta do atendimento junto à população. Só na atenção básica, a região possui mais de mil profissionais que poderão usufruir destes conhecimentos, mas estamos elaborando também conteúdos específicos para as equipes da urgência e emergência”, ressalta a secretária executiva do Cisbaf.

Os cursos são compostos por aulas teóricas e práticas, com utilização de recursos audiovisuais a fim de enriquecer os conteúdos. Atividades também serão propostas aos participantes para que o aprendizado seja avaliado. A plataforma também permite troca de informações e dúvidas de forma coletiva e individual com a equipe do NEP.

Emanoelle Cavalcanti

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o PortalC3