Campanhas

Clementina de Jesus a Voz da Ancestralidade do Samba

Clementina de Jesus foi uma das maiores cantoras brasileira que resgatou o legado de cantores negros e na popularização do samba. E sendo o maior elo da cultura Brasil África.

Nascida em Valença no Rio de Janeiro, filha da parteira Amélia de Jesus dos Santos, e do capoeirista e violeiro Paulo Batista dos Santos, desde criança foi para capital estudar no orfanato Santo Antônio.

Muito devota a Nossa Senhora da Glória do Outeiro, misturando o misticismo e sincretismo aprendeu o dialeto Ioruba com a mãe rezas de Jejê nagô, sambas e cantos tradicionais de escravizados.

Já adulta casou -se e foi morar no morro da Mangueira, teve uma filha a Olga, e nos últimos anos de vida esquecida pelo meio musical, empobrecida cantava em churrascaria e veio a falecer de um derrame, Paulinho da Viola declarou: “Com a morte de Clementina, perdemos uma grande figura humana, uma artista que representa o povo negro, ligada à história do nosso país. O canto dela era uma coisa popular e ela tinha uma comunicação rápida com qualquer plateia do Brasil e do mundo. Tudo o que ela nos transmitia foi resultado de uma aprendizagem oral de muitos anos e acho que ela poderia ter sido mais reconhecida do que foi”

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa