Agenda

ComCausa participará da visita ao filho de João Cândido em São João de Meriti

Nesta sexta-feira (26), a OSC ComCausa, junto do deputado Lindbergh Farias e a deputada Benedita da Silva farão uma visita de apoio ao único filho de João Cândido, Aldaberto, em São João de Meriti. A ação é uma resposta à nota da Marinha que criticou a inclusão de João Cândido no Panteão dos heróis e heroínas nacionais.

O projeto, de autoria do deputado Lindbergh Farias, tem recebido críticas por parte da Marinha, levantando debates sobre o legado de João Cândido e o reconhecimento da luta do povo negro na história do Brasil. A Deputada Benedita da Silva, relatora do projeto na Comissão de Cultura da Câmara, se junta ao deputado Lindbergh Farias e à Organização da Sociedade Civil (OSC) ComCausa para reforçar o apoio ao legado de João Cândido e destacar o papel da resistência do povo negro na construção nacional.

O chefe da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, enviou uma carta à Comissão de Cultura da Câmara expressando críticas ao projeto de lei que visa incluir João Cândido, conhecido como Almirante Negro, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

João Cândido Felisberto liderou a Revolta da Chibata em 1910, um levante contra a prática de castigos físicos, como chibatadas, impostos aos marinheiros, a maioria dos quais negros, por parte dos oficiais. Ele se tornou um ícone da luta contra o racismo. Com o apoio de cerca de dois mil marinheiros, os revoltosos assumiram o controle de navios da Marinha na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Eles fizeram os oficiais de reféns, alguns dos quais foram executados, e apontaram os canhões dos navios para a cidade, então capital do Brasil.

Após a revolta, João Cândido foi detido por 18 meses em uma prisão subterrânea, internado em um hospital psiquiátrico e, posteriormente, preso novamente. Após ser libertado, ele viveu como vendedor de peixes no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1969 na pobreza.

A história de João Cândido inspirou a canção “O Mestre-Sala dos Mares”, de João Bosco e Aldir Blanc, e em 2024 foi tema do desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti, no Rio de Janeiro. Em 2019, Cândido foi reconhecido como herói do estado do Rio de Janeiro.

Samba Enredo “Glória ao Almirante Negro”

Em 2018, um projeto de lei foi apresentado ao Senado para incluir João Cândido na lista de heróis nacionais, ao lado de figuras como Zumbi dos Palmares, Zilda Arns e Chico Mendes. O projeto foi aprovado pela casa em 2021.

A visita está marcada para às 11h30, na Rua São Sebastião, 104, em São João de Meriti. É uma oportunidade de reforçar o apoio à causa e ressaltar a importância de reconhecer e valorizar a luta contra o racismo.

A luta pelo reconhecimento de um herói nacional e a sombra da perseguição da Marinha Brasileira

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa