Criação da Comenda Carmelita Brasil é aprovada na Câmara de Nova Iguaçu

0
4
Carmelita Brasil
Carmelita Brasil

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu (CMNI) aprovou na terça-feira (27) a criação da Comenda Carmelita Brasil, a qual será entregue às mulheres, iguaçuanas ou não, que se destacarem nas mais diversas áreas e segmentos sociais culturais ou políticos, tendo relevância para o desenvolvimento da cidade da Baixada Fluminense.

De autoria do presidente da Câmara, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, o vereador Dudu Reina. O projeto de lei da Comenda não enfrentou nenhum tipo de obstrução, sendo aprovado por unanimidade. A cerimônia de entrega dos diplomas “Carmelita Brasil” ocorrerão todo mês de março tornando-se parte dos eventos realizados pela Câmara, relativos ao dia das mulheres.

– Agradeço aos meus pares pela votação unânime do meu projeto. Cada vereador poderá homenagear 2 personalidades por ano. Precisamos celebrar e reconhecer a importância e representatividade feminina na nossa sociedade. Os registros dessa representatividade precisam ter mais visibilidade. Quero agradecer aos jornalistas Almeida dos Santos e Cláudia Maria pela grande contribuição na formatação deste projeto, ao realizarem a pesquisa sobre a vida da vereadora – afirmou Dudu Reina.

Carmelita foi a primeira vereadora do Estado do Rio de Janeiro, foi eleita em Nova Iguaçu no ano de 1947, tendo destaque por seus posicionamentos. Lutou pelos direitos das mulheres e pela igualdade, tendo grande importância até os dias atuais.