Crianças com direitos

Criança de 10 anos passa em vestibular

O vestibular para ingresso na faculdade pode ser um desafio intimidante para muitos estudantes, mas não para João Pedro Araújo, uma criança prodígio de apenas 10 anos que conseguiu ser aprovada no vestibular de administração da Universidade de Fortaleza (Unifor). Embora esse seja um grande feito para alguém de sua idade, João Pedro não tem interesse em cursar administração, pois seus objetivos são ainda maiores.

“O vestibular foi fácil, mas não vou cursar agora. Não tenho interesse em administração. Meu interesse é ir para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Quero ser engenheiro aeroespacial”, revelou o garoto em uma entrevista concedida ao G1.

Conhecido como “JP das galáxias” nas redes sociais, João Pedro cursa o 6° ano do ensino fundamental e se destaca em diversas matérias, como matemática, inglês e história. Ele é um aluno dedicado, mesmo durante as férias, reservando três horas acadêmicas para o estudo até. Na escola, ele chega a dedicar até oito horas ao aprendizado.

Aos seis anos, João Pedro foi alcançado com altas habilidades/superdotação. Segundo o MEC, o superdotado possui recursos intelectuais suficientes para desenvolver seu potencial superior por conta própria, e geralmente obtém excelente rendimento acadêmico.

A mãe de João Pedro, Sarah Umbelina, percebe sua inteligência excepcional desde que ele era um bebê. Logo cedo, ele já demonstrou habilidade com dispositivos eletrônicos e, aos três anos, já conseguiu realizar operações matemáticas. Os pais do garoto, atentos a suas habilidades, se revezam para cuidar de sua agenda, que inclui escola, estudos em casa, participação em palestras e competições. Além disso, ele também desfrutava de atividades típicas de uma criança comum, como brincar e praticar esportes.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa