Campanhas

Dia da Preguiça

No dia 07 de novembro, se comemora o dia internacional da preguiça, para lembrar-mos de como o descanso é importante.

De modo coincidente, neste ano (2022), o Dia da Preguiça caiu justamente numa segunda-feira, dia da semana em que atribuímos indiretamente, como o dia da preguiça.

A preguiça é um sentimento de falta de vontade e motivação para realizar tarefas e atividades. Segundo os dicionários, pode significar desde a falta de disposição para realizar determinada tarefa, até uma espécie de aversão pelo trabalho. Além disso, a preguiça está ligada à lentidão ou moleza e, muitas vezes, à negligência na realização de atividades.

Não há definições médicas ou psiquiátricas que classifiquem a preguiça como patologia. No entanto, a preguiça pode ser um sintoma de algumas patologias como a Narcolepsia, que é o excesso de sonolência, a Depressão, cujos sintomas incluem passividade e falta de motivação, ou, ainda, síndromes ligadas ao cansaço, como a Síndrome da Fadiga Crônica.

Como a preguiça não é considerada uma patologia, não se pode falar em cura. Mas algumas mudanças podem diminuir significativamente a moleza e fornece novas formas de energia e motivação. A prática de exercícios físicos é uma dessas mudanças. Algum acompanhamento terapêutico também pode ser indicado, na tentativa de buscar compreender as causas da preguiça ou, ainda, resgatar antigas atividades consideradas prazerosas

Lembre-se, o ato de não fazer nada, também já é fazer algo.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo