Campanhas

Dia de São João Paulo ll

Hoje, 22 de outubro é dia da festa liturgica de São João Paulo ll, que foi declarado Santo pelo Papa Francisco com a presença do bispo Emérito de Roma, Bento XVl, juntamente com o Papa João XXlll.

De origem polonesa Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920 em uma pequena cidade de Wadowice na Polônia. Ficou órfão aos oito anos e perdeu seus dois irmãos mais velhos, aos nove anos faz sua primeira comunhão.

João Paulo II teve o terceiro maior pontificado da história da Igreja Católica, que iniciou no dia 16 de outubro de 1978, permanecendo por 26 anos como Pastor da Igreja de Roma. Muito carismático encantou os brasileiros quando esteve no país em visita oficial.

De origem polonesa Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920 em uma pequena cidade de Wadowice na Polônia. Ficou órfão aos oito anos e perdeu seus dois irmãos mais velhos, aos nove anos faz sua primeira comunhão.

Já morando na Cracóvia, João Paulo II teve que trabalhar para não ser deportado quando as forças nazistas invadiram a Polônia.

Sua vocação ao sacerdócio ordenado se dá a partir de 1942, quando estudava em um seminário clandestino na Cracóvia. Com o fim da guerra continuou seus estudos na Faculdade de Teologia da Universidade de Jaquelônica.

No dia 01 de novembro de 1946 foi ordenado padre e fez doutorado na Universidade Católica de Loblin, em 1958 foi nomeado bispo auxiliar na Cracóvia onde lecionava ética.

Karol Wojtyla se tornou arcebispo de Cracóvia em 1964 e cardeal em 1967 sendo assim um dos cardeais no Concílio Vaticano ll, e representou a Polônia em cinco Assembleias Internacionais.

No dia 16 de Outubro de 1978, foi eleito Papa e assumiu o nome João Paulo ll, sucedendo o breve pontificado de João Paulo l.

Um dos episódios mais marcantes do seu pontificado foi no dia 13 de maio de 1981, quando sofreu uma tentativa de assassinato e foi atingido por um tiro na Praça de São Pedro e ficou gravemente ferido.

João Paulo II visitou 129 países no seu pontificado, influenciou na Restauração da democracia e liberdade religiosa no Leste Europeu, viajou para a República do Báltico sendo o primeiro a visitar países da antiga União Soviética.

Apesar de muito carismático, o pontífice era um conservador e pouco se abria ao diálogo, atacou ferozmente padres e teólogos da libertação na América Latina, foi incisivo contra homossexuais e celibato dos padres, rechaçou qualquer possibilidade de mulheres serem ordenadas. Seus únicos movimentos ecumênicos de diálogo foram com a Igreja Ortodoxa e Anglicana, ignorando qualquer outra religião.

Recentemente na Polônia vem surgindo casos de abusos sexuais em que João Paulo II haveria acobertado padres e bispos abusadores, esses relatos se espalham por todo mundo, tendo foco nos Estados Unidos e no Chile, uma ferida na Igreja e na imagem do Papa.

No ano 2000 João Paulo pediu perdão aos pecados cometidos pela Igreja, mas não citou quais pessoas próximas ao pontífice disseram se tratar da relação da Igreja com os não católicos.

No dia 2 de abril de 2005, atacado pelo Mal de Parkinson, faleceu o Papa João Paulo II após dois dias de agonia.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa