Campanhas

Dia do Atuário

Atuários são profissionais especializados em avaliar riscos e incertezas em diversas áreas, como finanças, seguros, investimentos, previdência social, entre outras. Eles utilizam técnicas matemáticas e estatísticas para analisar dados e informações e desenvolver modelos para ajudar na tomada de decisões estratégicas em empresas e organizações.

Os atuários desempenham um papel fundamental na gestão de riscos e na garantia da solidez e da segurança de sistemas financeiros e previdenciários. Eles também contribuem para a criação de novos produtos e serviços, como seguros e planos de previdência, e para a avaliação de investimentos e projetos.

Os atuários são formados em cursos de graduação em atuária, que geralmente envolvem disciplinas como matemática, estatística, economia, finanças e contabilidade. Além disso, para atuar como atuário, é necessário obter a certificação profissional concedida por entidades reguladoras da profissão, como o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) no Brasil ou a Society of Actuaries (SOA) nos Estados Unidos.

Celebramos no dia 03 de abril o Dia do Atuário. Ao olharmos a evolução da profissão no Brasil, sem dúvida temos muitos motivos para comemorar!

No Brasil, a atividade atuarial foi reconhecida pelo Decreto-Lei 806 de 04 de setembro de 1969, sendo que o Decreto nº 66.408, de 03 de abril de 1970, regulamentou o exercício da profissão do atuário, definindo a sua competência e tornando obrigatória sua assessoria em diversas áreas e atividades.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, “O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo”.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa