Dia do Maçom

A Maçonaria é uma organização fraternal que tem como princípio básico a prática da caridade, a busca da Verdade e o amor fraterno com rituais de longa tradição, com uma história que data aproximadamente do século XVII.

A convivência na Maçonaria oferece a cada um dos seus integrantes a oportunidade de interagir e conviver com pessoas de bom caráter, a fim de reforçar próprio desenvolvimento pessoal. Sem discutir crenças pessoais e política partidária e religião, a Maçonaria incentiva os homens a serem ativos nas suas comunidades e encoraja-os a pratica religiosa.

A garantia dessa fraternal convivência no três graus na Maçonaria –  Aprendiz, Companheiro e Mestre – e exercida reuniões regulares e congregam-se em potências Maçônicas, chamadas Grandes Lojas ou Grandes Orientes.

Conhecidos como “pedreiros livres”, os integrantes da Maçonaria se tratam com irmãos e se apresentam, quando necessário ao mundo profano, como integrantes de uma “ordem discreta” em busca de aprimoramento pessoal, recorrendo a um velho ditado que diz: “A Maçonaria escolhe homens de bem e faz deles ainda melhores”.

 

 

Dia do Maçom no Brasil

No dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. A propostas foi aprovada pelos demais membros presentes na reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

O Príncipe Regente Dom Pedro I, também maçom, teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822, menos de um menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro por impulso da sociedade maçônica.

O Dia do Maçom foi oficializado Constituição do Grande Oriente do Brasil no artigo 179, assim, todo dia 20 de Agosto é lembrado como Dia do Maçom Brasileiro.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *