Dia do Maquinista

O Dia do Maquinista ou Dia Nacional do Maquinista Ferroviário celebra os profissionais responsáveis pela condução dos transportes ferroviários no Brasil, uma profissão de muita responsabilidade. A cargo do maquinista pode estar o transporte de dezenas de vagões com toneladas de cargas.

Apesar do seu potencial, visto a imensa dimensão do território brasileiro, o Brasil não conta com uma grande “malha ferroviária”. Com projetos para impulsionar o setor ferroviário, em 2019 a rede ferroviária do Brasil conta com 31 mil quilômetros de extensão.

Enquanto isso, a maior rede do mundo conta com 226 mil quilômetros, que é a dos Estados Unidos da América (EUA).

O Dia Nacional do Maquinista Ferroviário foi oficializada a nível nacional através do Decreto de Lei nº 12.621, de 8 de maio de 2012, entretanto, o Estado de São Paulo já havia oficializado o Dia do Maquinista por via da lei nº 11.048, de 9 de janeiro de 2002.

A escolha do 20 de outubro para celebrar o Dia do Maquinista é uma homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), que foi inaugurada em 20 de outubro de 1907.

Fonte: Calendarr

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo e jornalista comunitária.