Campanhas

Dia do Rondonista

Neste 11 de julho, é comemorado o Dia do Rondonista. A data marca a primeira missão do projeto. Batizada como Operação Zero, ocorreu em 1967. Na época, um pequeno grupo de pioneiros embarcou para Rondônia, para atuar ao longo da estrada de rodagem que estava sendo construída em substituição à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O rondonista representa não só o Projeto Rondon, mas também a sua Instituição de Ensino Superior. É vedado ao rondonista trocar passagens aéreas ou rodoviárias fornecidas pelo Projeto Rondon sem a expressa autorização da Coordenação-Geral do Projeto Rondon.

A operação contou com 30 universitários voluntários do então Estado da Guanabara, apoiados pelo Ministério do Interior e pelo Exército Brasileiro. Até 1989, primeira fase do Projeto Rondon, cerca de 350 mil universitários e 10 mil professores participaram de diversas missões em apoio à população ribeirinha da Amazônia e a sertanejos no agreste nordestino.

Atualmente, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Defesa. O projeto é destinado a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa