Campanhas

Dia Internacional do Comissário de Bordo

O Dia Internacional do Comissário de Bordo é celebrado em 31 de maio todos os anos. Essa data homenageia os profissionais que cuidam da segurança, do conforto e do atendimento dos passageiros nos voos. Eles são também chamados de comissários de voo, aeromoças e aeromoços.

A origem dessa data está relacionada à criação da Associação Internacional dos Comissários de Voo (IFAA) em 31 de maio de 197312. Essa associação foi fundada no último dia do Congresso dos Comissários de Voo (Concov) e teve como objetivo defender os direitos e interesses dessa categoria profissional. O Dia Internacional do Comissário de Bordo foi oficializado em 19862.

A história da profissão de comissário de bordo remonta à década de 1920, quando os primeiros aviões comerciais começaram a operar. Naquela época, os pilotos eram os responsáveis por entregar chicletes, algodão e sacos de indisposição aos passageiros, que sofriam com o barulho, a turbulência e a falta de pressurização das aeronaves.

Em 1930, a enfermeira britânica Ellen Church teve a ideia de acompanhar os passageiros e ajudá-los em caso de enjoo ou nervosismo durante o voo. Ela se tornou a primeira comissária de bordo da história, trabalhando para a companhia Boeing Air Transport. Logo depois, outras empresas aéreas passaram a contratar enfermeiras para atender aos passageiros a bordo.

Com o passar dos anos, a profissão de comissário de bordo foi se desenvolvendo e se diversificando. Hoje em dia, esses profissionais são altamente treinados para lidar com diversas situações que possam ocorrer nos voos, desde emergências médicas até evacuações e sequestros. Eles também são responsáveis por servir refeições e bebidas, orientar os passageiros sobre as normas de segurança e garantir uma viagem tranquila e agradável para todo2.

Para ser um comissário de bordo, é preciso ter pelo menos 18 anos, ensino médio completo e altura entre 1,58m e 1,70m para as mulheres e entre 1,65m e 1,75m para os homens. Além disso, é necessário fazer um curso específico para obter o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Outras habilidades importantes são: falar outros idiomas, ter boa comunicação, simpatia, responsabilidade e preparo psicológico.

O Dia Internacional do Comissário de Bordo é uma oportunidade para reconhecer o valor e a importância desses profissionais que fazem da aviação uma atividade mais segura e humana.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa