Campanhas

Dia Nacional do Selo

Em 1º de agosto de 1843, celebramos a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, um marco importante na história do país. O Brasil foi o segundo país do mundo a aprovar o uso de selos postais nas correspondências, logo após a Inglaterra, pioneira nesse sistema.

O Dia do Selo é especialmente comemorado por funcionários dos Correios e filatelistas, apaixonados por colecionar selos, que costumam realizar exposições e criar selos especiais comemorativos para a ocasião.

A criação dos selos postais teve como objetivo evitar prejuízos causados pela devolução de correspondências. Antigamente, o destinatário pagava pelo recebimento da carta, e se recusasse a aceitá-la, o correio arcava com o prejuízo.

Foi o diretor do sistema de correios de Londres, Rowland Hill, que identificou uma prática curiosa entre as pessoas: elas usavam códigos secretos nos envelopes para se comunicar sem a necessidade de receber a carta e, assim, não precisar pagar por ela.

Através da chamada “reforma postal”, em 3 de dezembro de 1839, a Inglaterra lançou o primeiro selo postal, tornando obrigatório o pagamento antecipado pelo remetente, evitando prejuízos para o sistema de correios.

O selo pioneiro inglês foi denominado “Penny Black”, enquanto os brasileiros ganharam o apelido de “Olho-de-boi”, devido aos valores de 30, 60 e 90 réis inscritos em uma esfera que lembrava a semente de mesmo nome. Hoje em dia, os selos “Olho-de-boi” são os itens mais cobiçados pelos colecionadores brasileiros.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo