Brasil

Dimas Gadelha propõe Frente Parlamentar de combate a barricadas

O controle territorial exercido por grupos criminosos no Rio de Janeiro tem criado verdadeiros guetos controlados pela violência, onde o poder público encontra dificuldades para atuar. Esse drama crescente se tornou um problema sério para a sociedade como um todo, evidenciando a força da criminalidade e expondo as fragilidades do estado.

Diante desse cenário, o deputado federal Dimas Gadelha (PT), com base eleitoral em São Gonçalo, propôs a criação de uma Frente Parlamentar no Congresso Nacional para incentivar políticas públicas eficazes contra as barricadas.

“Em São Gonçalo e em outras cidades do estado do Rio de Janeiro, as barricadas são barreiras montadas por criminosos que impedem a entrada das forças policiais, impedem o ir e vir da população e inviabilizam a prestação de serviços essenciais, como saúde e educação. Diante disso, propomos a criação da Frente Parlamentar para discutir a situação das barricadas nas regiões metropolitanas do Brasil”, afirmou o parlamentar fluminense.

São Gonçalo, uma das cidades mais afetadas pela violência, enfrenta um êxodo populacional alarmante. Nos últimos 12 anos, mais de 100 mil habitantes deixaram a cidade, segundo dados do Censo Demográfico do IBGE. A violência crescente, o declínio econômico e o surgimento de barricadas, que agora ocupam 40% do território da cidade, são as principais causas dessa migração em massa.

Resistência política
Apesar da iniciativa, a proposta não conta com o apoio dos deputados bolsonaristas do Rio, incluindo Altineu Cortês, Carlos Jordy, Delegado Ramagem e General Pazzuelo, mesmo com a consciência da situação crítica de violência no estado. A resistência à proposição levanta questões sobre a disposição política em enfrentar e resolver os problemas que afligem o estado do Rio de Janeiro.

– Imagem ilustrativa.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa