Itaguaí

Dom Paulo Celso é o novo bispo da Diocese de Itaguaí

O novo bispo da Diocese de Itaguaí é Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, assumindo o cargo no dia 10 de julho, em uma missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, na Catedral de São Francisco Xavier, no Centro de Itaguaí. No último dia 19, Dom Paulo já tinha sido oficializado no posto pelo Papa Francisco em uma cerimônia no Vaticano.

Dom Paulo Celso é o terceiro bispo da Diocese de Itaguaí, que abrange os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Seropédica, e tem como padroeiro São Francisco Xavier.

Antecessor de Dom Paulo, Dom José Ubiratan, atualmente com 75 anos, apresentou pedido de renúncia por idade, como previsto no Direito Canônico. A partir de agora, ele se torna bispo emérito.

Após a cerimônia, Dom Paulo se dirigiu ao túmulo de Dom Frei Vital, que foi o bispo fundador da Diocese de Itaguaí, depositou flores e fez uma oração. No domingo (11), completou-se nove anos do falecimento do bispo.

Dom Paulo Celso Dias do Nascimento

Dom Paulo Celso nasceu em Lagarto, Sergipe, no dia 14 de abril de 1963. Após cursar o ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora da Salete em sua cidade natal, cursou o ensino médio na capital Aracajú no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Cursou Filosofia e Teologia e possui especialização em Psicologia Hospitalar.

Foi ordenado presbítero no dia 13 de maio 1989 no Colégio Nossa Senhora da Piedade em Lagarto, Diocese de Estância (SE) e em 27 de outubro de 2017 foi designado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 06 de janeiro de 2018 na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa