AgendaCrianças com direitos

Encontro de Conscientização do Direito da Criança e Obstrução do Vínculo

No dia 23 de junho, uma atividade muito especial acontecerá em La Plata, será feito um encontro de Conscientização do Direito da Criança e Obstrução do Vínculo.

Néstor Gabriel Diciani, que diretamente da Argentina, coordena a rede internacional “No Más Hijos Rehenes”, e está em contato permanente com a rede de cultura de direitos humanos ComCausa.

O evento contará com a presença de Solange Yamila Cruz Cortés, assistente social; Karina Bigliardi, advogada; Alejandra Faustina Sánchez, advogada; e Melisa Coria, Bacharel em Serviço Social.

“Vamos nos encontrar com pais e avós de um grupo chamado “No Más Hijos Rehenes”. É um grupo que acompanha e aconselha familiares de crianças que estão separadas, geralmente por falsas denúncias, de uma parte da família. Esse problema geralmente ocorre nos pais, mas também acontece com avós, tios e mães”, indicou Romina Marascio, vereadora que promove esta iniciativa.

“A ideia é informar, sensibilizar e falar sobre o assunto”, completou Marascio, que convidou todos os moradores a participarem deste encontro.

Na cidade de La Plata, o movimento “No Más Hijos Rehenes” nasceu há vários anos e trouxe consigo centenas de lutas e bandeiras levantadas para proteger os direitos das crianças. Nesse movimento participam mães, pais, avós, madrastas, tios, irmãos e todos aqueles que quiserem dar uma mãozinha.

Ao longo desses anos conseguiram fazer com que o símbolo ultrapassasse fronteiras e fosse utilizado em outros países, como também aconteceu no Brasil, por meio de vínculos com outros movimentos de luta como Crianças Com Direitos, Avós Afastados dos Netos, ANFIPA, ABCF, Diário De Um Alienado, Alienação Parental Brasil, Sou Pai Não Visita, e muitos outros que estão em rede com a ComCausa, coordenados para a América Latina por Adriano Dias do Rio de Janeiro/Brasil e o argentino Lucas Parenti em Brasília, quem são os representantes do No Más Hijos Rehenes no Brasil.

Desta forma, conseguiram resolver vários casos, como ser intermediário na recuperação de crianças que foram levadas de outros países para que perdessem o vínculo com o progenitor.

O evento contará com os seguintes temas:

Alejandra Sánchez

-Impedimento do advogado para vincular como abuso infantil

-Um olhar sob a ótica dos direitos da criança e do adolescente (violência)

-Regime de comunicação.

Mellsa Coria: Graduada em Serviço Social

-Implicações nos processos de intervenção profissional em espaços de reconciliação familiar emergente que surgem na prática de acompanhamento, assistência.

-Dispositivos de abordagem para garantir os direitos de conciliação em NN e A

Solange Cruz Cortes: Assistente Social Direito de Família na educação

Karina Bigliardi: Titular do direito de família

-Programa de assistência à família e Coordenação de pais da secretaria de extensão da UNLP

-Protocolo infantil NN&A

O evento acontecerá no dia 23 de junho, às 18:00 horas na Associação Mútua La Libertad. Localizada na rua 57 entre as ruas 15 e 16.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Lucas Parenti

Militante por los derechos de la vida familiar y colaboradora de ComCausa