Rio de Janeiro

Escolas deverão fazer atividades sobre João Cândido em Novembro

Todas as escolas públicas e privadas do Estado do Rio podem ser obrigadas a desenvolverem atividades com seus respectivos alunos sobre o líder da Revolta da Chibata: João Cândido.

O mais novo projeto de lei, de número 3.863/21, foi aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quarta-feira (02). A medida prevê que as atividades sejam desenvolvidas como projeto político-pedagógico das escolas, tendo ações transdisciplinares e assegurando a autonomia das unidades escolares.

Revolta da Chibata e João Cândido

Como personagem histórico, sua liderança ficou notória a partir de fatos ocorridos em 1910, quando os grandes encouraçados Minas Gerais, São Paulo e o Scout Bahia – chamados de ‘Dragões do Mar’ – chegaram, em abril daquele ano, no Rio de Janeiro.

No dia 16 de novembro de 1910, um oficial do navio Minas Gerais, o comandante João Batista das Neves, ordena que o marinheiro Marcelino Menezes receba a 250 chibatadas em frente aos colegas marinheiros, o que é feito ao rufar de tambores.

Esta tropa vinha de um período de treinamento para operação dos novos navios de guerra na Inglaterra, onde perceberam a diferença de tratamento dos marinheiros ingleses em relação aos brasileiros, que na sua maioria eram negros, pardos e oriundos do Norte e do Nordeste do Brasil. Submetidos a castigos corporais como o uso da chibata, nítido resquício da escravidão.

A tortura de Marcelino provoca a revolta que eclode na noite de 22 novembro de 1910. Liderado por João Cândido – marinheiro experiente com quinze anos de serviços -, mais de mil integrantes da Marinha de Guerra se insurgiram na baía de Guanabara, controlando os navios mais importantes da frota da época, inclusive os encouraçados que viram os canhões para a capital e disparam contra a cidade.

A medida foi aprovada em discussão única na Alerj e, caso seja aprovada, as atividades serão realizadas no Mês da Consciência Negra (Novembro). As escolas promoverão atividades relacionadas à Revolta da Chibata em parcerias com órgãos públicos e movimentos culturais da sociedade civil

A ComCausa possui um site em memória de João Cândido, acesse: Marinheiro João Cândido

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa