Exposição Manhãs Imaginárias de um Outono Periférico

O projeto Exposição Manhãs Imaginárias de um Outono Periférico busca reunir os dois movimentos artísticos mais importantes da cidade de Nova Iguaçu, o Imaginário Periférico e Manhãs De Outono.

Com proposta curatorial e realização de Silvia Schiavone, Luana Lobato, Carlos Zürck e Yago Toscano, este projeto desdobra-se em quatro frentes, uma exposição coletiva composta por alguns dos fundadores de ambos os movimentos artísticos Imaginário Periférico e Manhãs de Outono; um ciclo de debates realizado através das redes sociais com artistas participantes da exposição; um trabalho de mediação educativa feito especificamente para professores da educação básica contendo vídeos e material didático disponível para download e um curso voltado, também, para profissionais da Educação, onde práticas educativas decoloniais serão abordadas através de trabalhos e obras de ambos os movimentos artísticos.

A iniciativa propõem criar um espaço virtual de discussão e difusão de pensamento crítico sobre as produções visuais da periferia, neste caso de ambos os movimentos Imaginário Periférico e Manhãs De Outono. Segundo os organizadores, “o intuito é descentralizar os espaços de legitimação, visando promover a construção de um cenário local que valorize seus críticos, curadores, educadores e artistas, construindo uma outra história da arte pautada no protagonismo”. Para isto, o foi criado um site que reúne textos críticos e atividades de mediação e práticas educativas no intuito de articular as referências e questionamentos oriundos da exposição.

O projeto consistia, inicialmente, numa exposição coletiva, mas em virtude da pandemia de Covid-19 e da necessidade de isolamento social, os espaços culturais precisaram ser fechados e a exposição teve que se readequar. A ideia de fazer mais uma exposição online foi repensada para que, através da abordagem das obras destes movimentos artísticos e de um recorte das suas trajetórias e transversalidades, fosse iniciado um diálogo com outras instâncias de circulação, como a Educação.

Conheça e saiba mais em https://www.manhasimaginarias.com/

Esse projeto é patrocinado pela lei Aldir Blanc, Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e Fenig.

Projeto Rede Cultural Iguassú

A ComCausa vai colaborar na promoção de tantas iniciativas culturais que foram contempladas pelos editais da Lei Aldir Blanc promovidos pela prefeitura de Nova Iguaçu. Os agentes culturais e grupos podem entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone e 55 (21) 99957-3821

Para conhecer mais dos grupos, acesse a página do projeto Projeto Rede Cultural Iguassú que – além da parceria com a Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu -, tem apoio das empresas Valor ServiçosVig-Fat SegurançaMaurer Corp Engenharia e agência Virtuo de Comunicação.

Lei aldir Blanc Nova Iguaçu

Apoio:

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

 

Adriano Dias

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa