Rio de Janeiro

Fã de Taylor Swift morre no show em dia de calor extremo no Rio

A universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, faleceu na última sexta-feira (17) durante o show da cantora Taylor Swift no estádio Milton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O evento, que reuniu cerca de 60 mil pessoas, ocorreu em um dia de calor intenso, com temperaturas chegando a 39,1°C.

Ana Clara, que estudava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso, era uma grande fã de Taylor Swift e realizava um sonho ao assistir ao show da artista. Segundo relatos de amigos, ela desmaiou durante a segunda música da apresentação, “Cruel Summer”.

A organização do evento, a T4F (Time For Fun), afirmou que Ana Clara foi “prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos” e posteriormente levada ao Hospital Salgado Filho. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a jovem chegou ao hospital às 20h50 com parada cardiorrespiratória.

O show foi marcado por críticas de fãs à organização do evento, que limitou o acesso do público com garrafas d’água. A própria Taylor Swift interrompeu a apresentação para pedir ajuda ao público após perceber que pessoas passavam mal na plateia. A cantora expressou sua tristeza pela morte da fã em uma postagem, dizendo que estava de “coração partido”.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a apuração das denúncias de fãs sobre a restrição ao acesso à água. Até o momento, não houve pronunciamento do Corpo de Bombeiros sobre o total de atendimentos médicos relacionados ao show, e a T4F – Time For Fun não divulgou um balanço dos atendimentos nem se pronunciou sobre as críticas à restrição de acesso com garrafas d’água ao local.

O pai e uma prima de Ana embarcaram às 6h deste sábado para o Rio de Janeiro. A causa da morte da universitária ainda não foi confirmada, e não se sabe qual o impacto das altas temperaturas no quadro que levou à sua morte.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a morte é “inaceitável” e que detalhes estão em apuração. Além disso, determinou adoção de medidas para amenizar a exposição do público ao calor.

 

O que diz a T4F – Time For Fun, organizadora do show de Taylor Swift?

A empresa diz que Ana Clara se sentiu mal e foi “prontamente atendida” pela equipe de brigadistas e paramédicos. Ela informa que o primeiro socorro foi no posto médico do Estádio Nilton Santos .

“Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito”, informou a empresa.

A T4F – Time For Fun não divulgou balanço sobre o total de atendimentos médicos realizados, e também não se pronunciou sobre as críticas de fãs ou mesmo sobre a determinação do ministro da Justiça para que seja apurado se houve restrição ao acesso à àgua dentro do Engenhão.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa