Rio de Janeiro

Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso completa treze anos

O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (Padi) é um programa da Prefeitura do Rio de Janeiro que oferece atendimento domiciliar em saúde para pessoas que têm dificuldade de se locomover ou que precisam ficar de cama, principalmente idosos.

Nesta quinta-feira (10), completou 13 anos de funcionamento, o programa existe desde 2010 e já atendeu mais de 33 mil pessoas, com mais de dois milhões de procedimentos realizados.

O objetivo é cuidar de pessoas que sofrem de doenças crônicas, que ficaram muito tempo internadas, que estão em cuidados paliativos ou que se enquadram em outros critérios clínicos. O programa faz procedimentos gerais e também de média e alta complexidade, dependendo da necessidade de cada paciente.

Traz muitos benefícios para os pacientes e seus familiares, como a melhora na recuperação, a diminuição do tempo de internação hospitalar, a liberação de leitos para outras pessoas, a independência funcional e a qualidade de vida no ambiente domiciliar. O programa está em constante crescimento: nos primeiros cinco meses de 2023, foram feitos 95.709 procedimentos gerais e 697 procedimentos de média e alta complexidade, um aumento de 22% e 49%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022.

Imagem de corpo: Edu Kapps│Prefeitura do Rio de Janeiro.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa