BrasilNotícias

Falece aos 82 anos o Ator Michael Gambon Intérprete de Dumbledore em “Harry Potter”

O aclamado ator Michael Gambon, famoso por seu papel como Alvo Dumbledore na franquia cinematográfica “Harry Potter”, faleceu aos 82 anos nesta quinta-feira (28). Uma triste notícia foi divulgada pela família em um comunicado emitido pelo agente de relações públicas Clair Dobbs. De acordo com a agência de notícias PA Media, Gambon faleceu “pacificamente no hospital”.

O comunicado da família expressou pesar profundo, declarando: “Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz o comunicado.

Nascido em 19 de outubro de 1940, em Dublin, na Irlanda, Gambon deixou uma marca indelével no mundo do entretenimento. Inicialmente, sua carreira decolou nos palcos nos anos 1960, expandindo-se para a televisão e o cinema posteriormente. Reconhecido por suas performances notáveis, Gambon desempenhou papéis marcantes, como o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” (1989) e o idoso rei George V em “O Discurso do Rei” (2010).

Gambon sucedeu Richard Harris como Dumbledore na série “Harry Potter” em 2004, participando de oito filmes da franquia. Desde 2018, Jude Law assumiu o papel na franquia “Animais Fantásticos”.

Além de suas produções no cinema, Gambon construiu uma sólida confiança nos palcos, sendo um dos membros fundadores do National Theatre no Old Vic. Sua notável interpretação de Galileu em “Life of Galileo” (1980) é lembrada como um marco em sua carreira.

A década de 1980 trouxe mais reconhecimento com seu papel principal na TV em “The Singing Detective” (1986), pelo qual recebeu um dos seus quatro BAFTAs. Ao longo de sua carreira, Gambon conquistou três prêmios Olivier e dois prêmios Screen Actors Guild Awards.

O ator, que se aposentou dos palcos em 2015 devido a problemas de memória de longo prazo, continuou atuando na tela até 2019. Sua carreira foi marcada não apenas por talento excepcional, mas também por sua personalidade cativante e travessa.

Michael Gambon deixa um legado duradouro no mundo do entretenimento e será lembrado como um dos grandes talentos de sua geração.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa