MP do Rio faz capacitação do Patrulha Maria da Penha no CFAP

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do  Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), participou, na terça-feira (05/11), da capacitação de 80 policiais militares para o Programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”. O encontro foi realizado na sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap. O programa é uma parceria da Secretaria de Estado de Polícia Militar e do Tribunal de Justiça do Rio. Pelo MPRJ, a promotora de Justiça Lúcia  Iloizio, integrante do CAO Criminal/MPRJ, esteve presente na realização do treinamento.

Lançado oficialmente no início de agosto, durante as comemorações do aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, o novo programa está sendo implantado gradativamente por regiões, com objetivo de prestar um atendimento especializado e padronizado em todo o território estadual. De acordo com a Polícia Militar, as denúncias de violência doméstica, especialmente contra a mulher, lideram com larga margem as estatísticas de chamadas ao Serviço 190 na Região Metropolitana e às salas de operações dos batalhões do interior.

“O programa assegura à mulher em situação de violência doméstica e familiar maior efetividade das medidas protetivas de urgência, constituindo verdadeiro avanço na proteção dessas vítimas. Trata-se de importante política pública que pode contribuir para a interrupção da violência e para a redução de casos de feminicídio”, afirma Lúcia Iloizio.

MPRJ participa de capacitação a PMs no programa Patrulha Maria da Penha
MPRJ participa de capacitação a PMs no programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, em setembro.

Anteriormente, em setembro deste ano, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro já havia promovido capacitação a PMs no programa Guardiões da Vida.

Fonte: MPRJ

| Editado por Emanoelle Cavalcanti

Avatar

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *