MesquitaNotícias

Frente popular pelo restaurante do povo em Mesquita

Instituições da sociedade civil criaram uma frente popular pela criação do ‘Restaurante do Povo’ na cidade de Mesquita.

Vários municípios da Baixada Fluminense já inauguraram o programa Restaurante do Povo, ou estão em processo de implantação, como Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados, Nilópolis entre outros. Entretanto, Mesquita é uma das cidades que está no mapa da fome, mas até o momento ficou de fora do projeto. Assim, várias instituições, organizações sociais, agentes da sociedade civil e religiões – sobretudo a Igreja Católica na região (Diocese de Nova Iguaçu) na pessoa do Bispo Emérito Dom Luciano Bergamin e Pe. Alexandre –, assumiram o compromisso de promover um abaixo assinado que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, bem como a gestão do município, sobre a urgência da instalação do Restaurante Popular em Mesquita.

A ComCausa entrou no circuito de apoio e divulgação desta petição, o fundador da ONG, o jornalista Adriano Dias destacou a importância da criação deste novo equipamento e a importância do combate a fome na Baixada Fluminense:

“O Brasil dos últimos anos voltou ao mapa da fome, e no Rio de Janeiro o povo que mais sofre com isso é o da Baixada, uma cidade como a de Mesquita tem por obrigação criar meios de atender essa população, por isso entramos nessa luta”.

Assine a petição: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR129372

A Campanha da Fraternidade 2023

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa