Brasil

Lançamento da cartilha sobre o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) teve sua cartilha de apresentação divulgada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, na abertura dos Diálogos Amazônicos, realizada na sexta-feira (4), em Belém (PA). O programa visa proteger as pessoas que sofrem ameaças aos seus direitos em virtude do seu trabalho na promoção e defesa dos direitos humanos.

Na ocasião, Silvio Almeida destacou a relevância daqueles que, ao longo da história, lutam pelos direitos humanos e que se articulam na sociedade civil para amparar as pessoas que mais necessitam. Nessa perspectiva, o ministro declarou que o Estado Brasileiro precisa fazer algo que historicamente não tem feito, que é justamente apoiar as comunidades e a sociedade a se organizarem.

“Defender os defensores dos direitos humanos é ajudar na organização da sociedade civil e das comunidades para que elas se coloquem na proteção e na defesa dos seus direitos, tenham consciência disso e tenham a prática política dos direitos humanos”.

O ministro ainda destacou a criação do Grupo de Trabalho Salles Pimenta, instituído por meio de decreto presidencial.

“Esse GT leva o nome de um defensor de direitos humanos que foi assassinado. É em homenagem a ele que esse grupo vai formular, com ampla participação da sociedade civil, um novo programa de proteção que dê conta de cuidar das pessoas que defendem os direitos humanos, principalmente em regiões em disputa como é o caso da região amazônica. Então este é o plano do governo Lula, dar dignidade às pessoas, prestigiar e salvaguardar a vida daqueles que sempre se colocaram em defesa do povo brasileiro”.

Imagem de corpo: MDHC

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa