Nesta quinta-feira (27), será lançado a fotobiografia de Marielle Franco, no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro.
Há 44 anos, nesse mesmo dia, nascia a vereadora que deixou um legado de luta pelos direitos humanos, justiça e igualdade social. Sua carreira política foi interrompida precocemente em março de 2018, quando ela e o motorista Anderson Gomes foram assassinados a tiros no Rio. O lançamento do livro se junta aos esforços para manter a memória de Marielle viva e cobrar uma solução final para o caso, que já dura mais de cinco anos sem as principais respostas.
Anualmente, em 27 de julho, o Instituto Marielle Franco prepara atividades especiais para celebrar a memória da vereadora. No ano de 2022, foi inaugurada uma estátua de Marielle no Buraco do Lume, no centro do Rio. Em 2021, foi lançada uma história em quadrinhos sobre as raízes históricas da vereadora e em 2020 organizou-se uma entrevista ao vivo com a cantora Elza Soares.
Estátua de Marielle no Buraco do Lume
História em quadrinhos
Live show com a cantora Elza Soares
Agora, em 2023, no evento de lançamento da fotobiografia na Maré, haverá uma exposição de fotos exclusivas de Marielle que estão sendo recuperadas e armazenadas no acervo digital do instituto. Haverá também, apresentações artísticas.
Serviço:
Lançamento da fotobiografia e exposição de fotos de Marielle Franco│Entrada Franca
Data: 27 de julho│18h às 22h30
Endereço: Rua Bitencourt Sampaio, 181 – Maré, Rio de Janeiro