Líderes religiosos são homenageados na Alerj
Um encontro ecumênico reuniu líderes de diversas religiões no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na tarde desta segunda-feira (22/11). A jornalista Luzia Lacerda, que há dez anos está à frente do Instituto Expo Religião, foi homenageada com a Medalha Tiradentes, mais alta honraria do Parlamento fluminense. A cerimônia contou com a presença do cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, que recebeu o título de Benemérito do Estado. Ele já foi condecorado, em 2013, com a Medalha Tiradentes. Outros 21 integrantes do Grupo de Trabalho do instituto foram condecorados com a Moção de Congratulações e Aplausos.
O Expo Religião reúne representantes de 28 segmentos de cultos no Rio de Janeiro. O evento realizado no feriado da Proclamação da República reuniu mais de dez mil participantes na Biblioteca Parque do Estado, no Centro do Rio. A programação contou com danças, palestras, gastronomia, rodas de conversas, exibição de filmes, dentre outras ações.
A Alerj está engajada na luta contra o preconceito religioso. Há uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar casos de intolerância religiosa no Estado do Rio. A Casa abrigou, este ano, o Terceiro Seminário Inter-Religioso, realizado pelo Instituto Expo Religião, para debater, justamente, o tema da intolerância religiosa. Além dessas ações, no início deste ano, foi sancionada a lei que institui nos colégios públicos e privados do estado a Política de Combate à Intolerância Religiosa, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre essa questão.
Via Alerj