Rio de Janeiro

Alerj debate sobre acessibilidade nos transportes

Uma audiência pública foi realizada nesta terça-feira (27) pelas Comissões da Pessoa com Deficiência e de Transportes, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para debater formas de tornar os transportes públicos mais acessíveis.

O deputado Fred Pacheco (PMN), que preside a Comissão da Pessoa com Deficiência, destacou a relevância do tema para a promoção da inclusão social.

“Quando pensamos nas muitas barreiras que experimentam as pessoas com deficiências, a mobilidade urbana tem ainda mais relevância. Apresentar soluções práticas, fiscalizar a aplicação das leis e normas vigentes são funções da comissão”

Estiveram presentes: representantes da Secretaria Estadual de Transportes, do Ministério Público do Rio de Janeiro, da Defensoria Pública, da Superintendência de Desportos do Estado Do Rio De Janeiro (Suderj), da Ordem dos Advogados Brasil (OAB), da Federação das Empresas de Mobilidade (Semove) e da Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Cepde).

O evento aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. As audiências públicas são transmitidas através do canal da Alerj: Youtube Alerj Digital.

Acessibilidade

A acessibilidade nos transportes é um direito fundamental para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que permite a sua participação plena na sociedade.

A acessibilidade nos transportes envolve não só a adaptação dos veículos, mas também das infraestruturas, dos serviços e da informação. Beneficia não só as pessoas com deficiência, mas também os idosos, as grávidas, as crianças, os turistas e a população em geral, que pode usufruir de um transporte mais confortável, seguro e eficiente. É também uma questão de cidadania, de inclusão social e de desenvolvimento sustentável.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.