Baixada Fluminense

Atividades sobre dos 16 anos da maior chacina do Rio

No dia 31 de março, aconteceu na Baixada Fluminense a maior chacina do Estado do Rio de Janeiro, não coincidentemente também a data que marca o golpe civil-militar que mergulhou o Brasil em 20 anos de ditadura.

Todos os anos, a ComCausa está junto com os familiares das vítimas que foram assassinadas em Nova Iguaçu e em Queimados realizando uma caminhada nos locais onde aconteceram os crimes e promovendo atividades reflexivas sobre a tragédia.

Neste ano, devido às restrições da pandemia, a proposta apresentada pela instituição foi que a caminhada fosse realizada com poucos participantes, respeitando o distanciamento social e sendo transmitida online pela internet pelos diversos movimentos sociais que acompanham essas famílias durante esses 16 anos.

Além da caminhada em Nova Iguaçu, foi proposta para Queimados que ocorra uma audiência pública na semana de valorização da vida – lei proposta pela ComCausa em 2009, promovendo a reflexão sobre mecanismos e políticas públicas municipais de valorização da vida e prevenção da violência. Está marcada uma reunião com o vereador Elerson no dia 10 para discutir a audiência que seria dia 30 de abril.

Já no próprio dia 31 de março, após a caminhada de manhã, uma atividade no início da noite na praça Nossa Senhora Aparecida estará sendo acertada com familiares das vítimas de Queimados.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

 

 

 

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa