MDHC lançou plataforma online para monitorar situação dos direitos humanos no país
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou plataforma online para divulgar e monitorar a situação dos direitos humanos no Brasil.
O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (11) no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Silvio Almeida.
O Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH) reúne dados e indicadores sobre os grupos sociais e os temas prioritários do MDHC, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, enfrentamento aos discursos de ódio e capacidade institucional dos estados e municípios.
O ObservaDH foi criado pela portaria nº 571, de 11 de setembro de 2023, e tem como finalidade fornecer evidências para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação de políticas públicas de defesa, promoção, proteção, educação e cultura em direitos humanos, nos níveis de governo federal, estadual e municipal e junto à sociedade civil.
A plataforma é resultado do trabalho coordenado pela Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências do MDHC. Em breve, serão incluídos também outros temas e grupos sociais vulnerabilizados. A plataforma está disponível para toda a população, através deste link: ObservaDH.