Campanhas

Memória: Morte do Engenheiro Paulo de Frontin

No dia 15 de fevereiro de 1933, morreu André Gustavo Paulo de Frontin, político e engenheiro brasileiro que dá nome ao município do interior do estado do Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin.

O engenheiro brasileiro de origem francesa, foi senador, prefeito do então Distrito Federal e deputado federal, e ganhou notoriedade ao lado do também engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo, no episódio conhecido como água em seis dias, um empreendimento de abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro num prazo recorde de uma semana.

No município do Rio de Janeiro realizou a política do “Bota abaixo” que modificou o cenário carioca. Chefiou a construção da Avenida Central. Como prefeito (de fevereiro a julho de 1919) realizou obras importantes, como o alargamento da Avenida Atlântica, em Copacabana, e a construção das avenidas Niemeyer e Delfim Moreira, ambas na zona sul da então capital do Brasil.

Além do município no interior do mesmo estado, também há uma série de ruas por todo o Brasil que levam o seu nome, além de uma avenida no bairro paulistano do Tatuapé, que tem o nome de Avenida Conde de Frontin.

Aniversário do Município de Engenheiro Paulo de Frontin

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa