Brasil

Ministério da Igualdade Racial reforça relações internacionais em missão na Etiópia

O Ministério da Igualdade Racial, sob a liderança da ministra Anielle Franco, está cumprindo uma série de agendas na Etiópia até o dia 18. O objetivo principal desta missão internacional é a participação na 37ª Cúpula da União Africana, agendada para este sábado (17), na capital, Adis Abeba.

A ministra da Igualdade Racial acompanhou o presidente Lula, junto com outros ministros, em uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

As atividades do primeiro dia incluíram uma visita ao memorial dos heróis da batalha de Ádua, que simboliza a resistência dos etíopes contra a colonização. Durante a visita, a comitiva do governo brasileiro foi recebida pela prefeita de Adis Abeba, Adanech Abebe, e pelo Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide.

A equipe do Ministério, por meio da Diretoria de Combate ao Racismo, está em diálogo com a Universidade de Adis Abeba para expandir o programa Caminhos Amefricanos para a Etiópia. A proposta é que o país se torne mais um destino para estudantes brasileiros de licenciatura e professores da educação básica.

Além disso, o Ministério está em negociação com o departamento de Cultura da União Africana para estabelecer uma parceria focada no intercâmbio de práticas e conhecimentos nas políticas culturais voltadas para a igualdade racial.

Essa visita faz parte do processo de reforço da política externa do Governo Federal para os países africanos. A Etiópia, como o segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente, registrando um crescimento de mais de 6% em 2023, desempenha um papel crucial nesse contexto. Além disso, a nação se juntou ao BRICS no início deste ano, e a sede da União Africana em Adis Abeba tornou-se um membro permanente do G20.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa