Agenda

Mostra de Cinema e Direitos Humanos percorre capitais brasileiras “Vencer o ódio, semear horizontes”

Entre os dias 11 e 22 de março, chega às capitais do Brasil a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, sob o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. Um evento de grande relevância, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), e com produção a cargo do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com acesso gratuito, a mostra apresentará 18 filmes nacionais cuidadosamente selecionados, abordando questões essenciais e urgentes. Os filmes são obras de profissionais escolhidos por sua proximidade com os temas tratados, promovendo debates sobre prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia, enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.

Dentro da programação, estão previstas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação, utilizando a metodologia do projeto “Inventar com a Diferença”, desenvolvido pelo laboratório Kumã-IACS-UFF. No ano anterior, as primeiras atividades ocorreram em Niterói (RJ), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e São Cristóvão (SE).

Além disso, os filmes selecionados destacam os direitos das mulheres, pessoas idosas, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

Uma segunda fase da mostra, denominada Mostra Difusão, ocorrerá de 25 de março a 24 de abril, disponibilizando a programação online. Os filmes estarão acessíveis na plataforma de streaming InnSaei.TV e em equipamentos culturais das cidades participantes.

A coordenadora geral da 13ª Mostra e professora do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, Índia Mara Martins, destaca a importância dada pelos organizadores à acessibilidade. As exibições contarão com recursos como audiodescrição, LIBRAS e legenda descritiva.

A cultura se posiciona como uma poderosa aliada na defesa dos direitos humanos, possibilitando debates, apresentando vivências e resgatando a memória histórica. MinC e MDHC unem esforços para potencializar o poder simbólico do audiovisual nacional, visando promover a dignidade humana e a justiça social em uma sociedade mais diversa e tolerante.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa