Brasília

Movimentos são recebidos pelo Secretário Nacional de Relações Institucionais no Palácio do Planalto

Na última semana, representantes do movimento social, da Igreja e da direção do Instituto Federal de São João de Meriti foram recebidos pelo Secretário Nacional de Relações Institucionais, André Ceciliano, no Palácio do Planalto. A reunião abordou uma série de questões para a região da Baixada Fluminense.

O encontro contou com a presença do Frei Tata, integrante da pastoral afro da Igreja Católica; do Professor Rodney, diretor do Instituto Federal de São João de Meriti; e de Adriano Dias, integrante da ComCausa. A principal pauta foi o investimento na região da Baixada Fluminense, com foco na ampliação do campus do Instituto Federal de São João de Meriti, na estruturação do Museu João Cândido e na criação da Casa de Cultura Marinheiro João Cândido, em São João de Meriti.

Além disso, foram discutidos o reconhecimento e a reparação histórica em torno do marinheiro João Cândido. O encontro abordou o andamento do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados para incluí-lo no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. André Ceciliano, enquanto deputado estadual, foi autor da lei que reconheceu João Cândido como herói no estado do Rio de Janeiro. Seu mandato contribuiu significativamente para que essa lei servisse de base para uma proposta similar na cidade de Saúde, onde João Cândido também foi reconhecido como herói municipal.

A Secretaria de Relações Institucionais tem a função de assistir o Presidente da República na articulação política e no relacionamento interinstitucional do governo federal, na elaboração de estudos político-institucionais, na interlocução com estados e municípios, com o Poder Legislativo, partidos políticos e órgãos de controle externo, no relacionamento com entidades da sociedade e na ampliação do diálogo social. Além disso, a Secretaria também coordena a implementação de boas práticas legislativas, o relacionamento do pacto federativo e o funcionamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

A reunião encerrou com um compromisso renovado de continuar trabalhando pela Baixada Fluminense, reforçando o investimento em educação, cultura e memória histórica para a região.

Veja também:

Filho de João Cândido critica Marinha por negar reconhecimento do almirante como Herói Nacional

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.