Rio de Janeiro

Palácio Capanema é colocada à venda

O presidente da Alerj, André Ceciliano reuniu-se nessa última quarta-feira (11/08), no Palácio Tiradentes, com o ex-presidente do Inepc, a historiador Marcus Monteiro, membro do IHGB, e instituições culturais, e ligadas à arquitetura e ao modernismo, para tentar reverter a venda do Palácio Capanema, anunciada pelo Paulo Guedes.

“A Cultura do Rio de Janeiro não está à venda, e nós estamos juntos na luta pelo respeito à nossa história! É impensável e inconcebível que um palácio considerado um marco da Arquitetura Moderna Brasileira, tombado pelo IPHAN desde 1948, esteja encabeçando o pacote de imóveis que o Governo planeja apresentar no feirão programado pelo Ministério da Economia”. relata André Ceciliano.

Como se sabe, o Palácio  Capanema, construído entre 1937-1945,  é considerado um marco da Arquitetura Moderna Brasileira. Foi projetado por Lúcio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira. Tudo feito sob coordenação do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

“Vamos lutar contra o esvaziamento das instituiçõe socio-culturais do estado do Rio”, garante Marcus Monteiro.

 

Comunicando ComCausa

Projeto Ponto de Cultura e Mídia Livre da ComCausa.