Notícias

Prefeitura do Rio abre sindicância para apurar video com conotação sexual em escola

A administração municipal do Rio de Janeiro deu início a uma averiguação com o intuito de examinar uma exibição ocorrida na Escola Municipal Ciep Luís Carlos Prestes, situada na região da Cidade de Deus, localizada na Zona Oeste da cidade.

Um vídeo, que se tornou viral nas plataformas de mídia social, retrata estudantes do ensino fundamental assistindo a uma apresentação que possui conotações de natureza sexual. Na madrugada desta terça-feira (29), o prefeito Eduardo Paes expressou críticas em relação às imagens.

Por meio de um comunicado, a Secretaria Municipal de Educação informou que está conduzindo uma investigação para compreender o motivo pelo qual uma exibição anunciada como preenchimento para todas as idades retiradas em conteúdo completamente inadequado para as crianças presentes. A secretaria também reiterou seu apoio a expressões artístico-culturais, desde que sejam condizentes com o ambiente escolar e adequados à faixa etária dos alunos.

No vídeo que se tornou viral, é possível observar uma mulher usando uma máscara com o formato de um rosto de cavalo. Ela exibe uma dança animada no pátio de uma escola, dando início à coreografia ao simular uma galope nas costas de um homem. Em seguida, ela prossegue dançando e interagindo com as crianças presentes, tudo isso ao som da música que está tocando.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que está investigando a razão da apresentação, que foi anunciada como classificação livre, ter levado conteúdo completamente inadequado para as crianças. A secretaria ainda reforçou que é a favor de manifestações artísticas culturais, mas que sejam apropriadas para o ambiente escolar e de acordo com a faixa etária.

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.