Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio anuncia maior corredor de arte urbana da América Latina

Uma galeria de arte urbana a céu aberto, a maior da América Latina, vai colorir o corredor do BRT Transbrasil, que liga o Centro ao Aeroporto Internacional do Galeão.

O projeto Cores da Brasil, apresentado pelo Prefeito do Rio, Eduardo Paes, nesta quinta-feira (21), durante uma visita às obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), vai levar os grafites que já fazem parte do Porto Maravilha para os 26 bairros por onde passa a Transbrasil.

Inspirado nas obras do Profeta Gentileza, o projeto vai contar com a participação de mais de 60 artistas locais, que vão transformar viadutos, terminais e passarelas em telas para suas expressões artísticas.

O projeto também tem um viés social, pois vai capacitar jovens de cada região na produção de arte urbana. Em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), os contêineres operacionais usados na produção serão doados como escolas de arte para as comunidades. Além de embelezar o futuro corredor de BRT e a Avenida Brasil, o grafite também vai contribuir para a preservação das estações e terminais, evitando pichações e estimulando o uso do transporte público na cidade.

O primeiro local a receber as intervenções artísticas foi o Terminal Intermodal Gentileza, onde o artista Lucas Cassarotti pintou um muro de 450 metros com imagens alusivas ao Profeta Gentileza.

Imagem de capa: Porto Maravilha.

Imagens de corpo: Beth Santos/Prefeitura do Rio.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa