Notícias

Prêmio Elisa Frota Pessoa promove debate sobre desigualdade de gênero

Para homenagear a cientista Elisa Frota Pessoa, que foi uma física experimental e uma das primeiras mulheres a se destacar na ciência brasileira, o Museu do Amanhã e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia lançaram nesta terça-feira (30), o edital do Prêmio Elisa Frota Pessoa.

O objetivo da premiação é reconhecer os melhores artigos científicos de mulheres que abordem como a ciência e a tecnologia podem contribuir para a igualdade de gênero. As candidatas devem ser pesquisadoras de graduação, mestrado ou doutorado nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas, Sociais Aplicadas ou Humanas, e ter vínculo com alguma universidade ou instituição de ensino superior do município do Rio de Janeiro. O prêmio total é de R$ 170 mil e será dividido entre as categorias e as posições das autoras dos artigos selecionados.

Uma comissão de 12 pesquisadores, com três representantes de cada área temática e pelo menos duas mulheres por equipe, será responsável por avaliar os trabalhos inscritos no concurso. Os critérios de pontuação e premiação dos artigos serão definidos e divulgados no edital. As autoras dos artigos vencedores receberão um prêmio em dinheiro e participarão de uma cerimônia de entrega dos prêmios, que ocorrerá na Semana de Ciência e Tecnologia, no Auditório do Museu do Amanhã, com a presença de convidados da comunidade científica do Rio de Janeiro. Os artigos premiados serão publicados em um livro digital, que será distribuído entre universidades e instituições de pesquisa.

O Museu do Amanhã tem como uma de suas missões promover a valorização das mulheres na ciência. Entre as ações voltadas para esse objetivo estão o “Mulheres na Ciência e Inovação”, que apoia pesquisadoras brasileiras nas áreas de inovação, empreendedorismo, gênero e ciência; “Meninas de 10 anos”, que visa empoderar meninas para a promoção da equidade de gênero na ciência; e o “Podcast Vocações”, que busca investigar a presença feminina na ciência brasileira.

Parceria: Museu do Amanhã│Institudo de Desenvolvimento e Gestão│Prefeitura do Rio de JaneiroSecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.