Rio de Janeiro

Projeto visa transformar rua do Centro em polo de produção de cervejas

Uma nova atração turística e cultural vai revitalizar o Centro do Rio, a Rua da Cerveja. O projeto foi anunciado nesta quarta-feira (20) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e pelo presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, no Palácio da Cidade.

A ideia é transformar a histórica Rua da Carioca em um polo de produção e consumo de cervejas artesanais, com fábricas e brewpubs instalados em imóveis tombados pelo patrimônio histórico.

Para incentivar os empresários do setor a se mudarem para a região, a Prefeitura do Rio vai oferecer um subsídio para reforma e manutenção dos espaços, seguindo o modelo do Reviver Centro Cultural. Serão abertos editais para selecionar os proprietários que queiram alugar seus imóveis e as cervejarias que queiram ocupá-los. O valor do subsídio será de R$ 1.000 por m² para reforma e de R$ 75 por m² para despesas mensais, com um limite de 200m² por imóvel. Os repasses mensais terão duração de 30 a 48 meses.

A Rua da Carioca é uma das mais antigas e tradicionais do Centro do Rio, com origem no século XVII (1697), de acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O nome atual vem de 1848, pois a rua ficava no caminho do Chafariz da Carioca. Ao longo dos anos, a rua teve um comércio forte e diversificado, mas sofreu com a crise econômica e a pandemia, que levaram ao fechamento de cerca de 50% das lojas. Com o projeto da Rua da Cerveja, a Prefeitura espera recuperar o movimento e o charme da via.

O projeto busca lojas desocupadas que tenham vitrine ou acesso direto à rua para abrigar cervejarias artesanais. As cervejarias devem produzir e vender seus próprios rótulos, além de oferecer atividades e eventos para o público, funcionando no período noturno e nos finais de semana.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever na CCPar, localizada na Rua Sacadura Cabral 133, Saúde, em até 30 dias corridos após a publicação do edital, que pode ser consultado neste link, a partir desta quinta-feira (21).

Estiveram presentes: Secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere│Secretário da Saúde, Daniel Soranz│Secretário da Coordenação Governamental, Jorge Arraes│Secretário de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, Rodrigo Corrêa│Secretário da Diversidade Religiosa, Sergio Fernandes│Subprefeito do Centro, Alberto Szafran│Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle│Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Laura de Blasi│entre outras autoridades.

Imagem de corpo: Hugo Barreiro.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.