Reabertura da fachada do Museu Nacional

Foi iniciada no dia 12 de setembro de 2021 o inicio das obras na fachada do Museu Nacional, e hoje após 4 anos da tragédia que destruiu parte do acervo mais importante do país se inicia seu processo de reabertura. Uma das primeiras entregas, no bloco histórico, é feita nessa sexta-feira (2/9), e conta com a restauração da fachada, de esculturas e do jardim.

Para o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o momento é de extrema alegria para o corpo acadêmico.  “Estamos iniciando a reconstrução de um patrimônio do Rio de Janeiro, do Brasil. Essa reconstrução mostra que temos condições de devolver esse patrimônio e estamos cumprindo nosso compromisso, dentro do prazo que estabelecemos no cronograma”

O processo de reconstrução e restauração do Paço de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, começou há quase um ano. Com recursos obtidos por meio de doações de pessoas físicas e parceiros, o valor arrecadado soma R$ 244 milhões. No entanto, ainda é distante do estipulado para a conclusão do projeto, que, em 2021, chegava a R$ 350 milhões.

“Olhamos para esse momento e esperamos que sirva como incentivo para que as pessoas e, principalmente, as empresas participem desse esforço. Precisamos conseguir mais recursos para finalizar essa obra, e o que estamos demonstrando é que nós podemos finalizar e voltar com esse patrimônio”, completa.

Alexia Tavares

Alexia Tavares é jornalista comunitária