Brasília

Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos recebe movimentos sociais

Na última semana, Bruno Renato Teixeira, Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, reuniu-se com ativistas da Baixada Fluminense.

O encontro, marcado por um clima de engajamento e solidariedade, ressaltou a importância de alianças duradouras na busca por uma sociedade mais fraterna e empática. Participaram da reunião: Frei Tata, da Pastoral Afro da Igreja Católica; Professor Rodney, diretor do Instituto Federal de São João de Meriti (IFRJ); e Adriano Dias, integrante da ComCausa.

Natural de Duque de Caxias, Bruno Renato, que já ocupou o cargo de Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, tem uma longa relação com a ComCausa, e o encontro simbolizou uma retomada de diálogo com a secretaria do Ministério dos Direitos Humanos.

Foram discutidos diversos temas, incluindo segurança pública com foco na redução da letalidade e do assassinato de jovens, como no projeto “Jovem Fica Vivo” da ComCausa, e na desconstrução de discursos de ódio através da educação em direitos humanos. Também foram abordadas ações para diminuir a violência em ambientes escolares, movimentos de memória e história, propostas para a reconstrução das políticas dos centros de referência em direitos humanos, e a implementação do “Acolher”, núcleo de apoio familiar para vítimas de violência letal, criado pela ComCausa em 2007.

O debate também incluiu políticas para a população em situação de rua, destacando o fortalecimento dos Pontos de Apoio nas Ruas do programa “Ruas Visíveis”, uma iniciativa já em implementação pelo governo federal. Bruno Renato convidou para o lançamento do plano de implementação no Rio de Janeiro, que será a primeira cidade brasileira a implementar o “Plano Ruas Visíveis” em uma cerimônia no Museu de Arte do Rio na terça-feira, dia 30 de abril, contando com a presença de autoridades, como o ministro Silvio Almeida e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

João Cândido herói nacional

Outro destaque do encontro foi o reconhecimento do marinheiro João Cândido, uma pauta nacional em tramitação na Câmara, além da busca por investimento na região da Baixada Fluminense, especificamente na estruturação do Museu João Cândido e na criação da Casa de Cultura Marinheiro João Cândido, em São João de Meriti. Essas iniciativas visam promover o acesso à educação e cultura, bem como homenagear figuras históricas como o marinheiro João Cândido, cujo reconhecimento e reparação histórica foram discutidos com afinco.

Bruno Renato Teixeira expressou sua gratidão pela colaboração contínua de seus companheiros e reafirmou o compromisso do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em trabalhar para garantir os direitos fundamentais de todos os cidadãos brasileiros. Por fim, o encontro não apenas reforçou os laços entre os defensores dos direitos humanos, mas também serviu como um lembrete poderoso da importância da solidariedade e do trabalho conjunto na luta por um mundo melhor.

Veja também:

Entrevista com João Cândido sobre a Revolta da Chibata

João Cândido é Tema do Podcast O Assunto do G1

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa