Turma João Cândido é lançada no Kafango Verde

Em 2013, o morador de Belford Roxo William Ferreira de Souza, mergulhador da Marinha Brasileira, colocou em prática o sonho de repassar seus conhecimentos e vivências para as pessoas da região de onde nasceu.

Após conseguir um terreno no bairro Piam, também em Belford Roxo – próximo ao Hospital Municipal e às delegacias da cidade – William Ferreira, mais conhecido como Wiliam mergulhador, vendeu sua casa para financiar o projeto de implantação de um tanque de mergulho no coração da Baixada Fluminense.

Segundo sua esposa Gisele, a família decidiu morar alguns anos pagando aluguel para viabilizar esta meta de vida. O local que era um terreno baldio encharcado, começou a receber as obras para que se tornasse o que é hoje uma referência para toda a região da Baixada.

Dentro do Kafango Verde existe um tanque de mergulho estruturado com quatro metros na sua parte mais funda, com água aquecida e toda estrutura de manutenção dos equipamentos para mergulho recreativo. Além das aulas particulares e passeios, que contribuem para manter o Kafango Verde, William Ferreira também chamou para si a responsabilidade de contribuir com os jovens da região que, atraídos pelas oficinas de mergulho e passeios ecológicos, participam no espaço do grupo de toda a orientação e incentivo feito por William que, metodologicamente, promove a visibilidade e o resgate da estiva de crianças e adolescentes da região que já foi uma das mais violentas do mundo.

Nova fase do Kafango Verde

Em 2019, a ComCausa foi convidada por um dos alunos – conhecido como Maurício do Salão -, para conhecer o projeto. Desde então passou, a instituição passou a participar e contribuir para que mais pessoas conhecessem e se integrassem à iniciativa.

Com as restrições da pandemia entre 2020 e 2021, as atividades programadas pela ComCausa e o Kafango foram adiadas, mas agora a partir do termo de cooperação feito entre os grupos, várias ações serão promovida.

A primeira delas foi o Café no Ponto na sede da instituição, que teve como finalidade principal apresentar a história do marinheiro João Cândido, o Almirante Negro da revolta da Chibata. Gaúcho que se radicou como morador da Baixada Fluminense, mais especificamente na cidade de São João de Meriti, município vizinho de Belford Roxo, tornou-se patrono da nova equipe de mergulho de jovens que será formada a partir deste semestre.

Segundo William: “Vamos intensificar os projetos de cunho cultural e ecológico, além da prática dos esportes que faz parte já do nosso dia a dia. Também vamos focar nos patrimônios ambientais e históricos da Baixada Fluminense em nossos EcoPasseios”, diz o mergulhador.

Quem quiser conhecer o Kafango Verde, é só entrar em contato pelo telefone e no endereço Rua Baraúna, número 43- Piam- Belford Roxo.

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa

One thought on “Turma João Cândido é lançada no Kafango Verde

Fechado para comentários.