AgendaDestaque

Prêmio Paulo Freire

Nesta quarta (09), terminam as inscrições para o prêmio Paulo Freire. Criado em 2018, o prêmio homenageia um dos maiores educadores do país.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), encerra amanhã, quarta-feira (09), as inscrições para o prêmio Paulo Freire. A premiação é concedida a professores de escolas e universidades públicas no estado e educação popular, que se destacam em sua atuação em sala de aula. 

Criado em 2018, o prêmio homenageia um dos maiores educadores do país, o patrono da educação, Paulo Freire, autor da “Pedagogia da Libertação”, que é referência mundial na Educação Brasileira. 

Os projetos poderão ser inscritos em 10 categorias: 

– Projeto Político-Pedagógico; 

– Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental; 

– Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva; 

– Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos; 

– Experiência Pedagógica no Ensino Médio; Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Integrado, Concomitante e/ou Subsequente); 

– Experiência Pedagógica no Ensino Superior; 

– Experiência Pedagógica no Ensino a Distância; 

– Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; 

– Experiência Pedagógica na área da Educação do Campo ou diferenciada (indígena, quilombola e caiçara); 

– Experiência Pedagógica na área da Educação Popular. 

inscrição é feita via formulário online até o dia 9 de novembro. A análise e seleção dos projetos será feita por uma banca e o resultado final será anunciado no início de dezembro, quando também haverá uma cerimônia de premiação. 

“Este prêmio é uma reverência a um dos grandes exemplos da educação brasileira e um reconhecimento necessário aos profissionais que se dedicam diariamente pela construção do conhecimento em sala de aula e fora dela. Em um contexto de ataques frequentes à educação pública, de desprezo à Ciência e ao conhecimento, poder reconhecer as estratégias pedagógicas de professores é um ato de resistência”, disse Serafini, presidente da Comissão de Educação da Alerj.

Formulário para inscrição: Inscrição Prêmio Paulo Freire da ALERJ 2022

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa