Notícias

Wagner Moura será Paulo Freire no cinema

O filme intitulado “Angicos” contará sobre o método pedagógico de Paulo Freire, que revolucionou a educação. Wagner Moura atuará no papel principal interpretando o Patrono da Educação Brasileira.

No ano de 1963, Paulo Freire realizou um experimento pedagógico na qual alfabetizou 300 pessoas em 40 horas, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte.

O filme será uma homenagem ao educador, contará um pouco da sua história e de como o seu método de ensino foi revolucionário. Ainda não há previsão para o lançamento do filme.

Paulo Freire

Paulo Freire é um dos brasileiros mais homenageados em todo mundo, tendo 41 títulos de Doutor Honoris Causa em universidades como Harvards, Cambridge, Oxford e tantas outras. Já foi agraciado com o prêmio da UNESCO de educação para a paz, em 2012 Freire foi de clarado patrono da Educação Brasileira.

O método Paulo Freire no Brasil foi adotado pra alfabetização de adultos. Escolas em outros países no mundo que adotaram o método Paulo Freire são referência de educação, como a Revere High School, escola em Massachusetts, que em 2014 foi avaliada como a melhor instituição pública de Ensino Médio nos Estados Unidos, recebeu outra premiação, tornando-se uma das oito medalhistas do “Schools of Opportunity” (Escolas de Oportunidade), do National Education Policy Center (Centro Nacional de Educação Política), por “fazer coisas extraordinárias para os estudantes”. Entre seus 2 mil alunos, 34% vêm de famílias de baixa renda e 12% são imigrantes que muitas vezes frequentam a escola falando pouco ou nada da língua inglesa.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo