Rio de Janeiro

Alerj realiza sessão solene em homenagem aos 70 anos da Petrobras

Uma sessão solene foi realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para celebrar os 70 anos da Petrobras, que se completam neste mês. O evento aconteceu no Plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica do Poder Legislativo, e teve a participação do presidente da companhia, Jean Prates.

A Petrobras nasceu em 3 de outubro de 1953, por iniciativa do presidente Getúlio Vargas, após a mobilização popular “O Petróleo é Nosso”, que discutia a forma de exploração do petróleo no Brasil. Atualmente, a empresa é uma das maiores do mundo no setor de energia, especialmente de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. A empresa também se tornou a maior do país, com um valor de mercado que hoje supera R$ 470 milhões.

A deputada Martha Rocha (PDT), responsável pela iniciativa da homenagem e que também presidiu a cerimônia, ressaltou a importância da petrolífera para o Estado do Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro possui 8% das reservas de petróleo de todo o território nacional e 60% das reservas de gás. Além disso, a Petrobras investirá R$ 1,7 trilhão no Programa de Aceleração de Crescimento e por isso é fundamental que o Estado do Rio esteja no foco, para que possamos ter um novo ciclo de reindustrialização com esses novos empregos e garantia da energia e da sustentabilidade”.

O presidente da Petrobras aproveitou a oportunidade para anunciar a retomada e revitalização de uma sede carioca da Petrobras.

“É uma honra participar dessa celebração que acontece justamente na casa do povo, o Palácio Tiradentes, que também guarda toda a história da Petrobras. Aproveitamos para anunciar que o Edifício Sede da Petrobras (Edise), que estava fechado desde 2021, será retomado como o primeiro ambiente de trabalho adaptado para futuras gerações. Essa ação será importante também para a revitalização do Centro do Rio, onde temos duas sedes, uma na Rua do Senado e a que será reaberta, na Avenida Chile,” destacou Prates.

Também estiveram presentes: A Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, Secretário de Economia e Energia do Mar, Hugo Leão; o vice-presidente da Firjan, Celso Mattos; o Secretário da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa; entre outros.

Imagem de corpo: Divulgação

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.