Brasília

Arquivo Nacional integra o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos passou a ter uma cadeira no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), por meio do Arquivo Nacional.

A diretora-geral do órgão, Ana Flávia Magalhães Pinto, assumiu o cargo de conselheira do CNPIR para o período de 2023 a 2025. O CNPIR é um órgão vinculado ao Ministério da Igualdade Racial, que tem como objetivo propor políticas públicas de combate ao racismo e de valorização da diversidade étnica no Brasil.

A posse da diretora aconteceu no dia 23 de novembro, em Brasília, com a presença da ministra da igualdade racial, Anielle Franco, e de outros representantes do governo federal e da sociedade civil.

Também aconteceu o lançamento do pacote de medidas pela igualdade racial, que contou com a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O pacote inclui programas nacionais, titulações de territórios quilombola, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais e outras ações que visam garantir ou ampliar o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação das populações negras e indígenas.

O evento também teve a presença de autoridades, parlamentares, intelectuais, lideranças de movimentos sociais e artistas, como Jorge Aragão e Lia de Itamaracá, que fizeram apresentações culturais.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa