Brasília

Prêmio Cultura Viva Construção Nacional do Hip-Hop 2023

O Edital Prêmio Cultura Viva Construção Nacional do Hip-Hop 2023 foi lançado no dia 26, em Brasília, com a presença da ministra Margareth Menezes, da secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Roberta Eugênio, e de representantes do segmento.

O movimento hip-hop, que surgiu nos Estados Unidos há 50 anos como uma forma de resistência e expressão da cultura negra, vai receber um incentivo de R$ 6 milhões do Ministério da Cultura (MinC).

O objetivo do prêmio é apoiar 325 ações hip-hop em todo o país, que envolvam criação, produção, circulação e formação nas diversas linguagens artísticas e culturais do movimento, como rap, breakdance, grafite, DJ, slam, beatbox e outros. As ações devem contribuir para o desenvolvimento sociocultural do hip-hop e para a promoção da diversidade e da cidadania.

No Brasil, o hip-hop se consolidou como uma manifestação cultural contemporânea de grande impacto juvenil e negra, que denuncia as desigualdades e o racismo na sociedade e reivindica direitos e igualdade.

O prêmio é uma parceria do MinC com o MIR e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e faz parte das políticas públicas de valorização da cultura afro-brasileira.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa